ACERCA Da Vânia Encarnação
Filha de um pai José, e de uma mãe Albertina, tive a graça de nascer no seio de uma família humilde, numa terra como não há outra igual. Era uma madrugada fria de Inverno do dia 10 de Março de 1985, e uma estrela brilhou nos céus de Sanhoane, trazendo vida nova às gentes. FOI Este povo que me criou e que muito o trago no coração. a bem dizer, todos os dias. Este povo que é cultura, arte, ajuda, sacrifício, frio, solidão - mas muito amor! meu pai, Tocador de guitarra portuguesa, e minha mãe, cantadeira exímia, escritora e poetisa, além das suas profissões, faziam dos seus dias a harmonia perfeita para o meu crescimento traquino.
Foi no trinar das cordas que cresci, no som da gaita de foles e no bater dos paus (da dança dos pauliteiros) que amadureci, caí e bailei, tendo como chão o planalto mirandês!
Faço da amizade a tonalidade da minha vida, e do amor as frases dos versos que escrevo.
Dos conselhos, o silêncio das notas soltas, e das críticas as linhas em branco da minha nova poesia.
Gosto do mar, e foi bem junto a ele que vivi aquando da minha formação universitária em Biologia Marinha e Biotecnologia.
Agora, entre as montanhas, respiro o ar dos Alpes que me empurram a viver dia a dia e a realizar o sonho por mim nascido!
Mas, neste caminho, não estou só! Este caminho é feito de nós, de mim convosco, em cada momento vivido, respirado e cantado. Um caminho que se faz a cada pisar do dedo nas duas cordas a par, a cada suspiro de intervalo nos versos, a cada arrebatar de nota no fim do fado... e no fim, estarei certa de dever cumprido, mas nunca só, pois... não caminhei só... mas sim convosco.
E assim caminhando se perpetua a alma de um povo além fronteiras!
COMENTÁRIOS
o que dizem sobre as performances de fado da Vânia.
A voz de Vânia é cativante, transportando-nos para o coração de Portugal.
JOANA OLIVEIRA FRADE
ZuriQUE
Uma experiência inesquecível! A música da Vânia tocou minha alma profunda e lindamente.
TIAGO ASSUNçÃO
GeneBRA